Lisboa À Prova | Oito Melhores Restaurantes

1
926
Melhores restaurantes de Lisboa

Sabes quais foram os oito melhores restaurantes de Lisboa em 2017?

Eu também não sabia, mas ontem fiquei a saber.

A convite do Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico, fui conhecer, em primeira mão, quais foram os restaurantes premiados como “os melhores de 2017”.

Lisboa à prova

Ao todo 126 receberam pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, do Presidente da AHRESP e do representante do Turismo de Lisboa, os troféus de 1 Garfo, 2 Garfos e 3 Garfos.

Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, fez questão de mostrar o seu contentamento face ao crescimento do empreendedorismo, na área da restauração e da gastronomia, na capital.

Lisboa à prova

“É uma mostra de uma sociedade vibrante, de uma cidade que empreende, de uma cidade que prossegue uma tradição, mas que é capaz também de inovar e de aproveitar todos os elementos que são centrais da nossa identidade”, referiu reforça que “este prémio é também um agradecimento e encorajamento ao vosso trabalho no futuro”.

Deduzo que Lisboa está no bom caminho, mas também, por conhecimento próprio e curiosidade em perceber o que se passa a este nível no resto do país, posso dizer que Portugal está, de uma forma geral, a oferecer mais qualidade e diversidade na área da gastronomia.

Lisboa À Prova

O resultado deste concurso consistiu em vários meses de visitas e avaliações aos restaurantes inscritos.

Tenham em atenção que qualquer restaurante se pode candidatar inscrevendo-se nas categorias de cozinha tradicional portuguesa, cozinha do mundo e/ou cozinha contemporânea.

Os critérios de avaliação para encontrar os melhores restaurantes de Lisboa baseiam-se na cozinha, no serviço, no ambiente e na relação qualidade/ preço.

O evento decorreu no lindíssimo salão nobre dos Paços do Concelho, na capital, com sala cheia.

 

 

Os oito, foram os melhores restaurantes e obtiveram a qualificação máxima de “3 Garfos”:

  • A Travessa situa-se entre a Madragoa e o bairro da Lapa num antigo convento do séc. XVII. O restaurante foi criado em 1978 por três amigos e é conhecido por oferecer comida tradicional portuguesa e belga num ambiente acolhedor.

  • O restaurante Alma  quase que dispensa apresentações. É estrela Michelin e pertence ao chef Henrique Sá Pessoa. Define-se como “um restaurante de cozinha de autor, servida informalmente num ambiente sofisticado”.

  • Eleven situado no alto do Parque Eduardo VI também é bem conhecido dos lisboetas. Além de deter uma vista soberba sobre a cidade e o rio Tejo, o restaurante oferece “um conceito sofisticado de cozinha mediterrânea que apenas utiliza produtos frescos”.
  • O Feitoria está localizado no Altis Belém Hotel & Spa, também tem uma estrela Michelin e “pretende proporcionar experiências que vão muito além de um jantar”. Tem uma visão centrada na origem do produto.
  • Loco é um restaurante de cozinha de autor que privilegia os produtos nacionais e a natureza. Loco caracteriza-se por “uma corrente criativa constante, é um estado de espírito, uma atitude”.
  • O restaurante Panorama apresenta-se pelo “glamour, elegância e cozinha gourmet de excepção, com a melhor vista de Lisboa”. Está localizado no Sheraton Lisboa Hotel & Spa e oferece “cozinha tradicional portuguesa com um toque de contemporaneidade”.
  • o River Lounge Restaurante e Bar tem a assinatura do Chef Frederic Breitenbucher e oferece diferentes experiências de cozinha de autor com influência mediterrânica. Distingue-se ainda por “uma criteriosa selecção de vinhos portugueses”.
  • O Varanda está inserido no Ritz Four Seasons. Também com vista para o Parque Eduardo VII e para as varandas do hotel. O Restaurante oferece, através do chef francês Pascal Meynard, uma grande variedade de pratos de cozinha portuguesa.

 

26 restaurantes obtiveram “2 Garfos”:

1300 Taberna; A Casa do Bacalhau; A Cevicheria; Ânfora; Bistrô 4; Duplex; Enoteca de Belém; Faz Figura; Flor-de-Lis; Great Tastings; Guarda-Mor; Jockey Restaurante; Lisboa à Noite; O Asiático; O Nobre; O Sacramento do Chiado; O Talho; Peixaria da Esquina; Restaurante Lapa; Segundo Muelle; Sítio Valverde; Tasca da Esquina; The Old House; Valle Flôr; Via Graça; Volver de Carne Y Alma.

 

92 receberam a qualificação de melhores restaurantes com “1 Garfo”:

5 Oceanos; A Tapadinha; A Tasca do Tio Candinho; A Travessa do Fado; Adega da Tia Matilde; Adlib; Água pela Barba; Aprazível; Aromas e Temperos; Astrolábio; Avenida Sushi Café; Azul e Branco; Balcão da Esquina; Bastardo Bel’Empada; Bellalisa Elevador; Bistro Edelweiss; Brasserie de L’Entrecôte – Chiado; Brasserie de L’Entrecôte – Parque das Nações; Butchers; Café Portugal by My Story Rossio; Cafetaria Mensagem; Cais na Preguiça; Carnalentejana; Casa de Linhares; Casa de Pasto; Casa dos Pecados; Cervejaria Ribadouro; Costa do Malabar; CR7 Corner Bistrô; Delfina- Cantina Portuguesa; Delícias de Goa; Dom Queijo; Downunder by Justin Jennings; Duetos da Sé; Espaço Espelho D’Água; Este Oeste; Everest Montanha – Avenida do Brasil; Fumeiro de Santa Catarina; Garret47; Gioia Food Lab; Grelhados de Alcântara; Grill D. Fernando; Il Covo; La Parisienne; La Pasta Fresca;; Maria Catita; Masstige; Meson Andaluz; Momento HB; Moules and Beer; O Carmo; O Elevador; O Mercado; Open Brasserie Mediterrânica; Os Tibetanos; Pachamama; Pão à Mesa Com Certeza; Páteo Velho – Ordem dos Médicos; Petiscaria Ideal; Pistola y Corazón Taqueria; Portugália Cervejaria – Belém; Prego D’pescador; Restaurante Comendador Silva; Restaurante Mediterrâneo; Restaurante Típico Sr. Vinho; Restaurante Vegetariano Psi; RIB Beef & Wine;  Rossio Restaurante Bar; Sala de Corte; Salsa & Coentros; Salsa Rosa Bistro; Sessenta; Solar 31 da Calçada; Sr. Lisboa; Sushi Café Amoreiras;Taberna da Esperança; Taberna Sal Grosso; Taberna dos Gordos; Tapisco; The Decadente; The Insólito; The Sandeman Chiado; The Vintage; Trato 32; Tsubaki; Varanda de Lisboa; Viva Lisboa; Zambeze; Zé do Cozido; Zé Varunca; Zero Zero.

Lisboa à Prova

Sobre o Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico: 

“Referência para o turismo e o setor da restauração de Lisboa, o «Lisboa à Prova» é um projeto da consultora de comunicação ÚNICA, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa e AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Sendo dirigido aos estabelecimentos de restauração da cidade de Lisboa tem por objetivos: Valorizar o setor da restauração; Promover a Gastronomia da cidade enquanto fator de atração turística; Estimular o setor da restauração para um constante aumento da qualidade dos serviços prestados.”

Depois desta lista de 126 melhores restaurantes, além de já estar com água na boca, só posso dizer que apesar de conhecer alguns, fiquei muito curiosa para conhecer outros tantos.

Acompanhem-me também no Instagram e no Facebook.

COMPARTILHAR
Eu sou a Elsa e tenho 30 anos. Sou uma mulher feliz e cheia de teorias. Adoro viajar, estar por dentro das novidades de lifestyle e casei-me em 2017, por isso, também tenho muitas dicas para vos dar. Espero que gostem do meu cantinho!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here