Receitas | Doces De Páscoa Saudáveis

0
1152
Coração com ovos que representam os doces de Páscoa Saudáveis

A Páscoa, tal como o natal, não precisa de ser sinónimo de calorias em excesso e, para isso, fiz algumas pesquisas e reuni receitas de alguns blogs com doces de Páscoa saudáveis para nós experimentarmos!

Em cada uma delas deixo-vos os respetivos links para poderem consultar a receita original.

Acredito que estas receitas podem ser tão saborosas como as outras, mas com uma diferença: são bastante menos calóricas.

Com pequenas substituições ou truques simples, é possível fazermos doces de Páscoa saudáveis, até porque a seguir à primavera, o que se segue? O verão!

 

Receitas de Doces de Páscoa Saudáveis:

TARTES DE CHOCOLATE E AMÊNDOA

O mais incrível desta receita é o facto destas tartes serem vegan, sem glúten e com uma baixa quantidade de hidratos de carbono.

Tartes de Chocolate Saudáveis
Foto e receita: Blog “Nem Acredito Que É Saudável

Ingredientes:

– 200g de farinha de amêndoas (ou amêndoas raladas)
– 1 pitada de sal
– 1/2 colher de café de bicarbonato
– 1 colher de sopa de stevia em pó
– 20g de óleo de coco derretido
– 2 a 3 colheres de sopa de leite de arroz ou outro que prefiras

Modo de Preparação:

Liga o forno a 170ºC, unta uma forma de tarte ou de mini tartes com margarina vegetal ou óleo de coco. Numa tigela junta todos os ingredientes secos e envolve bem. Junta o óleo de coco derretido e 2 colheres de sopa de leite. Se necessário acrescenta mais um pouco. Amassa com os dedos até a massa ficar com uma textura granulosa. Coloca-a na forma de tarte achatando-a de modo a que fique uniforme. Leva ao forno durante 15 a 20 minutos até estar cozida. Cuidado para não deixares queimar os bordos. Retira do forno e deixa arrefecer.

Ingredientes para o recheio:

– 200ml de natas de soja ou de amêndoa
– 8 colheres de sopa de leite de amêndoa ou outro que prefiras
– 200g de chocolate negro com 70% de cacau
– 50g de manteiga de amêndoa
– 120g de geleia de arroz
– 50g de óleo de coco

Modo de preparação do recheio:

Junta todos os ingredientes e leva a lume brando. Deixa cozinhar, mexendo sempre para não pegar, até que todos os ingredientes se misturem. Retira do lume e reserva.

Para fazer as tartes:

Depois das bases estarem frias, deita, no centro, o recheio que preparaste. Decora com amêndoas picadas. Leva ao frigorífico durante umas horas ou de preferência durante a noite, até o creme estar firme.

 

Pareceu-me mesmo uma excelente ideia para surpreender todos lá em casa, sobretudo aqueles que passam a vida a dizer que não existe comida boa e saudável.

Existe sim e eu adoro descobri-la!

A receita original e com ainda mais pormenores está no blog “Nem Acredito que é Saudável”.

Segundo a autora, esta receita pode ser feita para quatro mini tartes ou para uma tarte grande.

 

FOLAR DE PÁSCOA

Achei que uma Páscoa sem um folar não seria a mesma coisa e encontrei a receita saudável perfeita no blog Bypassado.

Folar de Páscoa Saudável
Foto e receita: Blog “Bypassado

Ingredientes:

– 2 ovos (para cozer)
– 100ml de leite magro
– 100g de manteiga magra
– 3 ovos
– 100g de farinha de trigo
– 400g de farinha integral
– 25g de fermento de padeiro (ou dois pacotinhos)
– 12,5g (ou menos) de adoçante
– Canela
– Erva doce (em pó)
– 2 colheres de sopa de aguardente velha
– Uma raspa de limão

Modo de Preparação:

Coze os dois ovos com casca de cebola para que ganhem um tom mais escuro. Mistura todos os ingredientes pela ordem acima descrita numa liquidificadora. Bate tudo até formar uma massa homogénea e ficar morna. Deita farinha integral sobre uma bancada e dispõe a massa. Nesta altura coloca um pouco de massa de lado para decorar no fim.

Dispõe a restante massa em cima da farinha e amassa bem de forma a não perder o calor. Adiciona mais farinha se for necessário. Estende bem a massa, faz uma cruz com ela e coloca os ovos. Enrola o resto da massa que tinhas posto de lado em tiras e mete por cima dos ovos. Leva ao forno (médio/ baixo) sobre uma folha de papel vegetal cerca de 20 minutos. O folar está pronto quando espetares um palito na massa e este sair seco. Opção: finaliza pincelando o folar com geleia light para dar brilho.

 

Como disse inicialmente, o truque para fazer doces de Páscoa saudáveis pode estar apenas na substituição e esta receita é um exemplo disso: aqui substitui-se os ingredientes tradicionais por outros menos calóricos.

Simples!

 

OVO DE PÁSCOA LIGHT

O quê? Sim leram bem, mas repito: Ovo de Páscoa light.

Quando encontrei esta receita no blog “Dicas de Uma Dietista” nem quis acreditar, sobretudo porque a fotografia que a ilustrava era, no mínimo de fazer suspirar qualquer guloso.

A autora garante que este ovo maravilha possui menos calorias e menos gorduras do que as receitas tradicionais e eu prometo que vou tentar experimentar.

Ovo da Páscoa Light
Foto e receita: Blog “Dicas de Uma Dietista

Ingredientes:

– 8 barras de cereais sem açúcar (a autora sugere as da marca Atkins, Dieta3Passos ou dieta EasySlim)

– 300g de chocolate preto com mais de 70% de cacau

Modo de preparação:

Derrete o chocolate em banho-maria. Parte e desfaz as barras de cereais, coloca numa terrina e derrete-as em banho-maria. Cobre a base de uma forma de ovo de Páscoa com as barras derretidas. Com uma colher, coloca o chocolate derretido em cima dos cereais, fazendo uma camada fina. Leva ao frigorífico e deixa repousar por cinco minutos. Retira o ovo da forma e está pronto a ser consumido.

 

Parece mesmo muito simples e saboroso!

 

UMA ESPÉCIE DE FERRERO ROCHER SAUDÁVEL

Pronto, agora é que não vão mesmo acreditar em mim quando vos disser que, esta, faz parte da lista de doces de Páscoa saudáveis.

Mas faz!

A receita é do blog “Entre Tachos e Saborese como a própria refere: “O equilíbrio está em sabermos escolher os ingredientes que contenham as chamadas calorias funcionais (…)”.

“O que significa que é possível satisfazermos a nossa gulodice sem nos prejudicarmos”, resume.

Ferrero Rocher Saudável
Foto e receita: Blog “Entre Tachos e Sabores

Ingredientes:

– 1 chávena de farinha de avelã torrada (torrar as avelãs antes de fazer a farinha)
– 1/3 chávena de cacau em pó sem açúcar (a autora recomenda Iswari SuperFoods Portugal)
– 3 + 2 colheres de sopa de geleia de arroz
– 2 colheres de sopa de linhaça em pó
– 2 colheres de sopa de leite de aveia
– 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido (caso seja necessário coloque mais uma colher)
– 1/2 colher de café de baunilha em pó
– 100g tablete de chocolate (a autora recomenda Vivani 92% de cacau com açúcar de coco, mas diz que “podem utilizar outra marca, desde que tenha no mínimo 70% de cacau e de preferência sem açúcar refinado”)
– 15 avelãs torradas inteiras
– 3 colheres de sopa de avelãs torradas trituradas em pedaços pequenos (mas sem transformar em farinha, para poderem ser trincados)

Modo de Preparação:

Coloca numa taça média a farinha de avelã, o cacau, as 3 colheres de sopa de geleia de arroz, a linhaça em pó, o leite de aveia, o óleo de coco e a baunilha em pó. Mistura muito bem com uma colher, caso a massa esteja seca, mistura a terceira colher de óleo de coco, mas só se a massa não estiver maleável. Em seguida coloca a taça no frigorífico durante uma hora, para a massa ficar firme.

Passada essa hora retira a taça e unta as mãos e um pírex/prato com óleo de coco. Retira pedaços de massa, faz bolinhas e coloca num pírex untado. Faz este procedimento até não teres mais massa. Caso seja necessário, a meio, se começares a ficar com as mãos muito pegajosas e já não estiveres a conseguir fazer as bolinhas corretamente, lava as mãos, volta a untá-las com óleo de coco e reinicia o processo. Coloca mais uns 15 minutos no frio, pois como a massa esteve em contato com as nossas mãos, que libertam calor, fica mais molinha.

Continuando:

Enquanto aguardas os 15 minutos, derrete em banho-maria a tablete de chocolate. Depois de derretida acrescenta duas colheres de sopa de geleia de arroz e as três colheres de sopa de avelã torrada triturada em pedaços. Retira do banho-maria e deixa arrefecer um pouco (2 a 3 minutos), não deixes solidificar.

Quando a calda de chocolate arrefecer retira as bolinha de massa do frio. Em cada uma, empurra uma avelã inteira para o centro e com os dedos molda de forma a tapar o buraquinho feito. Passa as bolinhas pela calda. Podes mergulhá-las na calda e tirá-las com uma colher ou colocá-as numa colher e com outra verter calda para cima da bolinha. Depois ou coloca-as no pírex ou em formas de papel e leva-as ao frigorífico para solidificarem de meia a uma hora.

Estas são algumas das receitas que vocês podem experimentar de doces de Páscoa Saudáveis, mas a verdade é que existem muitas mais por esse mundo digital.

Se também têm dicas ou receitas com doces de Páscoa saudáveis, partilhem-nas nos comentários ou deixem os vossos links para conseguirmos que esta festividade seja menos calórica do que habitual!

Acompanhem-me também no Instagram e no Facebook.

COMPARTILHAR
Eu sou a Elsa e tenho 29 anos. Sou uma mulher feliz e cheia de teorias. Adoro viajar, estar por dentro das novidades de lifestyle e casei-me em 2017, por isso, também tenho muitas dicas para vos dar. Espero que gostem do meu cantinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here