As porções erradas podem justificar o aumento de peso e todas as doenças ou problemáticas a ele associadas, a verdade é que muitas vezes não sabemos ou não temos noção que quantidades devemos comer, mas sabiam que a mão diz tudo?

Não poderia deixar de partilhar esta imagem das Farmácias Holon que nos diz de uma forma bastante simples e ilustrativa que quantidades devemos comer.
Achei absolutamente inspiradora para percebermos as quantidades e porções que realmente devemos ingerir ou precisamos.
TAMBÉM PODES GOSTAR DE LER:
Que quantidades devemos comer?
A palma da tua mão, à exclusão dos dedos, deve ser a porção de carne (prefere sempre carnes brancas) e peixe a colocares no prato.
A quantidade de massa a acompanhar não deve exceder o punho da tua mão.
A porção de fruta, deve encaixar numa mão curvada e a quantidade de frutos secos ideal deve caber num punhado.
Já os vegetais devem ocupar o volume das tuas mãos em forma de concha.
Para barrar o pão (escuro de preferência – centeio, malte ou integral) podes colocar a ponta do dedo indicador de manteiga ou a ponta do polegar se for de manteiga de amêndoa, caju ou amendoim.
Os queijos ou outros derivados do leite, devem ser reduzidos a dois dedos da tua mão direita.
Mesmo quando falamos em alimentos menos saudáveis, podemos sempre minimizar o problema se não exagerarmos nas quantidades.
Por exemplo, os gelados podem ser consumidos, mas a porção recomendada é um punho fechado com os dedos virados para a pessoa.
Fazer substituições também pode ajudar a comermos melhor, por exemplo:
- o pão branco por pão escuro de centeio, malte ou integral;
- a massa e o arroz por massa e arroz integrais;
- a batata por batata doce;
- os queijos por outros com menos 30% de gordura (que normalmente não é mito, é mesmo verdade);
- no meu caso, e como sou fã, o sal por especiarias;
- as carnes vermelhas por carnes brancas.
Claro que se tens uma mãozinha maior, vais sempre comer mais, mas não vale usar as mãos dos outros.
Acompanhem-me também no Instagram, no Facebook e no Youtube.