Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Teorias da Elsa

Um blog que pretende motivar, inspirar, informar e dar a conhecer sítios e lugares surpreendentes.

As Teorias da Elsa

Um blog que pretende motivar, inspirar, informar e dar a conhecer sítios e lugares surpreendentes.

Vida Saudável | Vantagens Em Consumir Abacate

avocado-829092_1920.jpg

 

O abacate é o fruto da moda, é o senhor das refeições rápidas e saborosas e o rei das receitas saudáveis.

 

Apesar de ter um elevado teor de gordura (um abacate pode conter cerca de 300 calorias), é uma gordura saudável e, por isso, já faz muitas pessoas suspirarem por ele...

 

Graças à sua versatilidade é consumido no mundo inteiro de diversas formas e tem a vantagem de poder ser utilizado durante todo o ano.

 

E porque é tão cobiçado? Desde a promessa de um coração saudável, a um cabelo e a uma pele sedosos e brilhantes, até a um corpo esbelto, não faltam razões para o comprarem às carradas.

 

O que é o abacate?

É um fruto, proveniente do abacateiro, nativo do México, na América do Sul e é sobretudo cultivado em regiões tropicais e subtropicais.

 

 

Já existem várias plantações na Europa e, sobretudo em Portugal, estão divididas entre a ilha da Madeira e o Algarve.

 

avocado-2192116_1920.jpg

 

Contém gorduras saudáveis como o ómega 3.

 

Possui um dos mais elevados teores de proteínas e vitamina A entre as frutas.

 

Além da utilização recorrente na confeção de guacamole, um prato típico mexicano, também é muito utilizado em saladas. Pode também ser misturado com outros vegetais ou até utilizar em creme para barrar.

 

food-2673724_1920.jpg

 

Quais são os benefícios do abacate?

Os principais benefícios estão diretamente ligados com a saúde.

 

É um excelente aliado na hidratação da pele, sobretudo no combate às estrias, e na hidratação dos cabelos.

 

Ajuda também a melhorar a circulação sanguínea, através do seu ácido oleico e ómega 3, conferindo propriedades anti-inflamatórias.

 

Também é rico em ácido fólico, e por isso, extremamente utilizado durante a gravidez, sobretudo nos três primeiros meses.

 

Por ser rico em energia ajuda a melhorar o rendimento do teu treino. Ao conter proteína fortalece a recuperação e alivia a fadiga muscular.

 

É também rico em fibras, ajudando a potenciar a sensação de estômago cheio, controlando o apetite e até o consumo de outros alimentos mais calóricos. Se pretendes emagrecer, as quantidades de ingestão de abacate devem ser mais reduzidas.

 

A fibra aliada à gordura saudável que contém, à vitamina E e aos fitoesteróis, desempenha o importante papel de reduzir os níveis do colesterol no sangue e reduzir a probabilidade de ocorrerem enfartes do miocárdio e AVC.

 

Como deve ser consumido?

O abacate tem, geralmente, a casca rugosa e verde. Quando a cor passa de verde para castanha, significa que está maduro e pronto a comer ou a confecionar juntamente com outros alimentos.

 

appetite-1238257_1920.jpg

 

Curiosidades:

Sabias que o abacate quase deixou de existir há mais de 10 mil anos, na pré-história, na altura da extinção de animais como o mamute e o tatus gigante?!

 

Como estes animais se alimentavam de grandes quantidades deste fruto (e não faziam guacamole, se não tinha deixado de existir antes da extinção destes queridos), a semente que era expelida através das suas fezes, tinha as condições ideais para germinar e proliferar. E assim se acredita que se tenha espalhado abruptamente por toda a América do Sul.

 

Já se sentem desejosos de correr para o supermercado?

 

Acompanhem-me também no Instagram aqui e no Facebook aqui.