Porto: Os jardins do Palácio de Cristal

17
341

Já sabem que adoro viajar e, sobretudo, render-me aos passeios sem planos (pelo menos no meu país, se não, não me apanham sem mapa e notas bem tiradas). Em Portugal gosto mesmo de simplesmente caminhar e deixar-me surpreender. Existem pequenos recantos tão inspiradores que além de merecerem uma bela visita, ainda merecem que essa fique bem registada. Os jardins do Palácio de Cristal, no Porto, são um desses exemplos.

Esta semana tive oportunidade de ir ao Porto e, apesar de ter sido (mais uma) viagem relâmpago, foi maravilhoso ter tido tempo para relaxar e usufruir do encanto destes fantásticos jardins. Já conhecia, mas apenas de passagem e mal. Desta vez, consegui explorar o que de melhor têm para oferecer aos visitantes: paz e tranquilidade.

IMG_2604.JPG

Os jardins românticos do Palácio de Cristal estão localizados na freguesia de Massarelos, no Porto. Ocupam 8 hectares e foram projetados no século XIX.

IMG_2509.JPG

Esta é outra das entradas possíveis nestes jardins.

IMG_2490.JPG

O que mais me fascinou neste parque urbano foram as cores presentes por todo o lado, sobretudo através de belas flores e até da variedade de aves.

IMG_2494.JPG

IMG_2790.JPG

Patos ou os típicos pavões, que a grande maioria das pessoas já ouviu falar associado a este jardim, convivem pacificamente com os visitantes.

IMG_2513.JPG

Achei que é um parque fantástico também para passear num dia solarengo ou até um excelente ponto de encontro para um piquenique.

IMG_2519.JPG

Gostei particularmente desta zona dos jardins, que dão acesso às varandas sobre o Douro.

IMG_2545.JPG

 É um dos locais imperdíveis…

IMG_2550.JPG

Digam lá se não tem uma vista fantástica?

IMG_2570.JPG

Em cada recanto parece existir mais um pormenor estupendo que torna o passeio ainda mais bonito. São inúmeros os miradouros, que se encontram em locais estratégicos para podermos usufruir da bela paisagem sobre o rio Douro.

IMG_2511.JPG

Este edifício, com a forma de uma cúpula, é o maior símbolo, em termos arquitetónicos dos jardins. Trata-se do Pavilhão Rosa Mota, que já foi apelidado de Pavilhão dos Desportos. Tem 30 metros de altura e capacidade para mais de 4500 espetadores. Além de eventos desportivos também costuma acolher outro tipo de iniciativas como, recentemente, a Feira do Livro.

IMG_20170221_130602.jpg

Gostei tanto deste jardim que só posso recomendar uma visita… Se for a dois, melhor ainda. Existem excelentes locais para namorar.

Espero que gostem e que tenham gostado! Podem ainda ler sobre uma outra visita relâmpago e o passeio pela zona antiga da invicta aqui.

Acompanhem-me também no Instagram aqui e no Facebook aqui.

COMPARTILHAR
As Teorias da Elsa
Sou casada de fresco, sou jornalista freelancer, sou uma mulher feliz e que gosta de espalhar felicidade pelo mundo! Interesso-me por temas de moda, saúde e bem-estar, viagens e tudo o que é diferente. Com este blog quero motivar, inspirar, informar e dar a conhecer sítios e lugares surpreendentes. Espero que gostem!

17 COMENTÁRIOS

  1. Adoro o Porto, é uma cidade tão, mas tão linda! Os Jardins do Palácio de Cristal são (além de bonitos), óptimos para relaxar… adoro sentar num banco e admirar os pavões que andam pelo jardim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here