Como Lidar Com Pessoas Mal Educadas

1
1346
Pessoas Mal educadas

As pessoas mal educadas existem, não é mito, e estão em todo o lado.

Por estar farta delas é que hoje trago este tema, para tentar perceber o porquê de serem mal educadas e percebermos qual é a melhor forma de lidarmos com elas.

Acredito que tem de haver uma razão e não podemos culpar totalmente os pais por essa má educação.

Acho que as pessoas que são mal educadas o devem à própria vida, à falta de confiança, à inveja e talvez à falta de sensibilidade em lidar com os outros.

Se há coisa que eu detesto é que me “pisem os calos”, como se costuma dizer.

Aqueles que se armam em mal educados comigo ou com alguém que está à minha volta normalmente arrependem-se.

Não sou agressiva e tento não responder da mesma moeda, mas às vezes é preciso chamar a atenção e não deixar as pessoas lidarem com as outras tal como lhes apetece.

Costumo dizer que “é a falar que as pessoas se entendem”, logo, se não gostamos da atitude de alguém ou da forma como ela está a lidar connosco ou com outra pessoa que está ao pé de nós, temos de intervir. É a nossa obrigação!

Já uma altura falei sobre a importância de intervir pelo dever cívico e essa é quase a mesma importância de intervir quando vemos ou ouvimos pessoas a serem mal educadas umas com as outras.

Muitas vezes, a atitude mais correta é mesmo não levar a peito e não julgar ser uma atitude com objetivos pessoais.

Não podemos esquecer que todos temos dias menos bons, por isso, de certeza que também já fomos mal educados com alguém, mais não seja, com os nossos pais, irmãos ou amigos.

Vamos refletir?

Pessoas mal educadas

Como lidar com pessoas mal educadas:

1. Descobrir o porquê

Acho que este deve ser o passo número um. Perceber a razão que leva a pessoa a ser assim e, se calhar, até tentar ajudá-la. Quantas não são as pessoas frustradas em Portugal e no mundo? E para percebermos o que se passa, temos de falar com essa pessoa. Simplesmente perguntar!

2. Não te deixes afetar pela sua má educação

Eu sei que existem pessoas que fervem em pouca água. Eu própria não tenho muita paciência, sobretudo quando vejo faltas de respeito à minha volta. Às vezes sinto os nervos à flor da pele, mas o que me adianta? É preciso nos acalmarmos e falarmos como pessoas civilizadas.

3. Refletir antes de agir e perceber o que levou àquela situação

Muitas vezes as pessoas também reagem por impulso aos nossos comentários e às nossas opiniões, por isso, é sempre necessário analisar o que esteve por detrás de uma reação. Percebam se não deram azo a que a outra pessoa reagisse de uma forma mais descontrolada.

4. Não vale a pena ser melodramático

É muito importante que o impulso de quem está a lidar com pessoas mal educadas não seja partir para uma posição de inferioridade. Chorar ou mostrar fragilidades vai tornar a outra mais forte e pior. Pode até mesmo chegar a extremos indesejáveis. Se estamos tristes com a sua atitude, temos de falar sobre isso, mas nunca dando parte fraca.

5. Oferece ajuda

Se perceberes que a pessoa está desequilibrada e esse é o fator que a leva à má educação, não hesites em tentar ajudar, afinal de contas, o ser humano tem muitos altos e baixos. Mesmo que seja alguém que não conheces.

6. Trabalhadores frustrados podem ser pessoas menos bem educadas

De certeza que já vos aconteceu estarem no papel de clientes e serem atendidos por pessoas mal educadas. E esta é uma situação difícil de lidar, porque afinal não conhecemos as pessoas, nem elas nos conhecem a nós. Elas estão insatisfeitas, mas nós não temos culpa. Elas não conseguem mudar de vida e nós não temos culpa. Só nos resta pensar que essa é a razão, tentar não ser como elas e desvalorizar.

7. Não tentes mudar as pessoas

O que podemos fazer? Muitas vezes nada e é melhor nem tentar! É muito difícil ou quase impossível mudar alguém, sobretudo quando essa pessoa está errada e não o admite. Podemos contornar algumas situações e dar a volta, mas é preciso muita dedicação e paciência.

8. Sê bondoso

Lidar com essa pessoa de forma rude e implacável também não é benéfico, por isso, tenta “domar a fera” pela bondade. Ela há-de chegar a um ponto que vai pensar: “Tenho de me acalmar!” Se tens coisas para discutir com ela, discute mais tarde.

9. Algumas pessoas são mesmo mal educadas

Se não tens afinidade com elas, nem te interessa minimamente ter, afasta-te já. Só devemos estar rodeados por pessoas boas, com boa educação e positivas. O resto não interessa.

10. Dá o exemplo

Esta é a melhor forma de lidar com essas pessoas. Muitas vezes precisam de alguém em quem se inspirar. Faz de propósito. Sê delicado com os outros, sobretudo aqueles mais problemáticos. De certeza que podem não mudar, mas pelo menos, têm uma base para “copiar”.

Acompanhem-me também no Instagram e no Facebook.

Fotos: Pixabay.com

COMPARTILHAR
Eu sou a Elsa e tenho 30 anos. Sou uma mulher feliz e cheia de teorias. Adoro viajar, estar por dentro das novidades de lifestyle e casei-me em 2017, por isso, também tenho muitas dicas para vos dar. Espero que gostem do meu cantinho!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here