Museus | Que tal é o MAAT?

15
1031
Maat

Muito se tem falado sobre o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e eu tive de perceber o que raio é aquilo.

Na verdade não fiquei muito esclarecida localmente, apenas depois de ter lido um pouco mais sobre o assunto, mas que é uma atração muito interessante, lá isso é verdade.

IMG_20161226_151635.jpg

O simples facto de podermos percorrer aquele telhado fabuloso, ainda por cima com uma vista deslumbrante, já tem o seu mérito.

Ao pôr-do-sol a experiência ainda se torna mais fantástica. Mas como é aquele mamarracho por dentro?

Não é nada. O seu interior mantém o formato do exterior e a sua arquitetura é, de facto, muito curiosa, mas atualmente é um espaço praticamente vazio.

IMG_20161226_151942.jpg

Aliás, existe uma espécie de “prisão” na zona central, na galeria oval, com quase mil metros quadrados, onde as portas têm horário para abrir e fechar.

Trata-se do trabalho da prestigiada artista francesa Dominique Gozalez-Foerster, que tem o objetivo de proporcionar uma experiência lúdica intrigante em que os espetadores se tornam parte da obra de arte.

IMG_20161226_153046.jpg

IMG_20161226_153225.jpg

Depois tem alguns projetores com luzes e pouco mais. Atenção, isto na parte aberta gratuitamente ao público.

No entanto, confesso que com o que já vi, não tenho grande vontade de pagar bilhete para ver mais.

Agora, com certeza, que irei voltar a aproveitar aquele fabuloso terraço mais vezes. E se, por ventura, existir uma exposição que me chame a atenção, também não faltarei.

Mas isto sou eu, que percebo pouquinho destas matérias. Acredito que para um bom conhecedor esteja ali uma obra fantástica e que as futuras exposições possam ser maravilhosas.

IMG_20161226_152921.jpg

A ambição é grande e necessária para o nosso país: apresentar exposições nacionais e internacionais com o contributo de artistas, arquitetos e pensadores contemporâneos.

Estamos um patamar mais próximos de Madrid , que tem por exemplo, o fantástico Museu Nacional de Arte Reina Sofia, que aprecio bastante por ter coleções muitíssimo interessantes de arte moderna.

Não sei se o objetivo passa por o MAAT se tornar numa referência semelhante, mas no que respeita à arte contemporânea, se assim for ficarei muito contente.

Uma coisa é certa, não conheço mais nenhum museu na Europa que usufrua de uma localização como esta. A ver vamos! A estratégia de abrir ao público gratuitamente até Março deste ano, não foi má. E os turistas, têm ali mais um ponto obrigatório de passagem.

A arquitetura do edifício é, de facto, o grande chamariz.

IMG_20161226_152525.jpg

Já tiveram oportunidade de visitar? O que acharam?

Acompanhem-me também no Instagram aqui e no Facebook aqui.

COMPARTILHAR
Eu sou a Elsa e tenho 30 anos. Sou uma mulher feliz e cheia de teorias. Adoro viajar, estar por dentro das novidades de lifestyle e casei-me em 2017, por isso, também tenho muitas dicas para vos dar. Espero que gostem do meu cantinho!

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá Elsa!

    Tive a oportunidade de visitar o Maat no dia da inauguração e a conclusão a que cheguei foi a mesma que a tua, é melhor estar cá fora do que lá dentro! 😉

    Deixo-te aqui o link para que possas ler: ​http://www.electrico28.pt/maat-museu-arte-arquitetura-tecnologia/ (http://www.electrico28.pt/maat-museu-arte-arquitetura-tecnologia/)

    ​Eléctrico 28: (http://www.electrico28.pt/)​​ Descobre o melhor que Lisboa tem para oferecer!

  2. Ainda só conhecemos o exterior, fomos dar uma voltinha ao final da tarde para ver o pôr do sol, mas feriados e fins de semana é quase impossível andar por lá com tanta gente
    No entanto é uma bonita obra de engenharia e ganhámos mais um miradouro para apreciar o Tejo e a Margem Sul.
    O nosso post: http://www.omelhorblogdomundo.pt/final-de-tarde-no-maat-109177

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here