Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Teorias da Elsa

Um blog que pretende motivar, inspirar, informar e dar a conhecer sítios e lugares surpreendentes.

As Teorias da Elsa

Um blog que pretende motivar, inspirar, informar e dar a conhecer sítios e lugares surpreendentes.

Hoje é segunda-feira... planeia a tua semana!

coffee-569178_1920.jpg

 

Não há nada melhor do que ter organização! As pessoas organizadas conseguem, muito mais rapidamente, alcançar os objetivos pretendidos e, sobretudo, o tão esperado sucesso. Não é necessário viver uma vida regrada, mas apenas tentar ter controlo sob as coisas realmente importantes. Alcançar a perfeição não é fácil e nem me parece que seja o pretendido pela maioria das pessoas que vive uma vida organizadinha e com metas a cumprir. Eu tento organizar-me minimamente e considero que, pelo menos, tudo a que me proponho, consigo realizar. Com mais esforço ou mais facilidade, lá vou concretizando os meus objetivos.

Acredito que a segunda-feira é dos dias mais importantes da semana, apesar de ser dos dias em que eu, pelo menos, me sinto mais cansada e pronta para não fazer nada (tento viver intensamente os fins-de-semana e essa é a principal razão do cansaço).

Algo extremamente importante em termos organizacionais é estabelecer prioridades. Todos os dias devem ser organizados a partir do mais para o menos importante. O exemplo da pirâmide invertida é perfeito. Primeiro as coisas que gostamos menos de fazer e só depois as que gostamos mais.

Escrever, e não apenas memorizar, o que pretendemos fazer e, à medida que concretizamos, vamos riscando. É a melhor maneira de correr bem. Nunca se esqueçam do velho provérbio: Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje! E, se conseguires, faz hoje o que devias fazer daqui a 15 dias.

Estabelece metas diárias, semanais e mensais. Funciona quase como a organização do teu dinheiro. Já sabes que o teu ordenado tem de dar para isto e aquilo, certo? O teu tempo também! Tenho horários rígidos e sem organização nada funcionaria, deixaria de ter tempo para mim, para o que me faz bem e feliz e para estar com quem gosto. Isso seria o equivalente a não viver. Tem de haver tempo para tudo, mas sobretudo para as pessoas. No entanto, tenho um grande defeito: Não sou pessoa de organizar encontros com antecedência, de programar uma semana antes um café ou um jantar. Gosto de ligar e combinar na hora o que quer que seja. Quando programo com muito tempo, tendo a não conseguir estar presente e a culpa nem sempre é minha!

Primeiro organiza-te e depois descontrai. Até as pessoas organizadas e cheias de planos precisam do seu tempo para ver a novela da noite ou aquele filme ao fim-de-semana. E, pelo menos eu, só com a vida organizada consigo libertar a mente para o lazer. Enquanto tenho coisas para fazer, dificilmente me rendo ao sofá e à preguiça.

Não existe maior dádiva do que seres dono/a do teu tempo e viveres sem obrigações, mas vivemos num mundo onde o capitalismo impera e temos de sobreviver, por isso, temos de encontrar soluções para nos libertarmos das amarras da sociedade. Com um bom planeamento podemos ser donos do nosso tempo, da nossa vida!

Dizem que as pessoas organizadas cumprem outro velho provérbio: Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer! Ok, este é o meu "calcanhar de Aquiles". Basicamente existem duas Elsas: A Elsa do verão e a Elsa do inverno. As diferenças são muito simples: A primeira é como se fosse craque em jogar um daqueles jogos com obstáculos, saltos e lutas com monstros para alcançar a meta e ganhar mais pontos. A segunda é como se estivesse a aprender a jogar e, com uma grande sorte, alcançasse a meta. Isto para dizer que o verão dá-me ânimo, força e motivação e no inverno tudo me custa, sobretudo levantar!

Se há coisa que detesto é começar um trabalho e não o terminar. Por isso, independentemente das horas, tem de ficar terminado. Às vezes precisamos de fazer um esforço adicional para ter mais tempo no dia seguinte.

Se fores chefe, então é mesmo bom que te organizes! Um cargo de chefia requer mais organização e, sobretudo, facilidade em ter pensamentos e capacidade de decisão rápida. Apenas uma cabeça organizada e com aptidão para fazer uma tabela mental a curto, médio e longo prazo consegue, rapidamente, chegar a conclusões mais focadas e bem sucedidas.

 

Posto isto, como é que vai ser o teu dia? A tua semana? O teu mês?

Boa sorte!

 

Acompanhem-me também no Instagram aqui e no Facebook aqui.

 

 

27 comentários

Comentar post

Pág. 1/2