Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Teorias da Elsa

Um blog que pretende motivar, inspirar, informar e dar a conhecer sítios e lugares surpreendentes.

As Teorias da Elsa

Um blog que pretende motivar, inspirar, informar e dar a conhecer sítios e lugares surpreendentes.

Escrever | 10 Dicas Para Te Inspirares

Escrever

 
Quem disse que escrever é fácil? Eu não fui! 
 
Apesar de ser uma das coisas que mais me dá mais prazer... É algo que precisa de extrema concentração e gosto, acima de tudo. 
 
Às vezes, consigo abstrair-me de tal maneira do que se passa à minha volta que não oiço nada nem ninguém. Enquanto escrevo, o telemóvel pode tocar e posso até falar com alguém ou ler uma mensagem, mas o meu cérebro não absorve. 
 
Agora imaginem o que é estar, pelo menos, oito horas por dia a escrever e concentrada em criar... 
 
É muito comum responder a mensagens passadas semanas ou até nem responder... Só posso pedir desculpa publicamente a quem fica "pendurado" à espera da minha resposta.
 
Existem profissões que realmente permitem outros tipos de pensamentos enquanto desempenhas a tua função, a minha, pelo menos para mim, não. 
 
Se não estou concentrada não consigo pensar, criar, imaginar... E essa é a minha primeira fonte de inspiração: a Concentração. 

Escrever
 
Algo imprescindível é olhar à nossa volta. Todos os pormenores do dia-a-dia de qualquer pessoa, que te possa rodear, seja no trabalho, na rua ou em casa... te podem inspirar. 
 
Depois existem as notícias, os factos, os estudos, o conhecimento, a pesquisa... 
 
Escrever
 
E sobretudo, pensares no que gostavas de ler... Sim, isto é fundamental! Se gostares de ler o que escreves, é meio caminho andado para os outros também gostarem.
 
Mais importante do que escreveres é gostares de ler o que escreves. Identificares-te com a escrita, com o teu trabalho. Isto aplica-se a tudo na vida. O teu empenho é a tua recompensa! 

Escrever
 
Resumindo:
 
1 - Concentra-te!
 
2 - Esquematiza... Inúmera... Resume... Usa a estratégia que quiseres, mas organiza-te!
 
3 - Pesquisa... Nós não sabemos tudo! Não há nada mais importante do que transmitirmos uma mensagem correta. Escrever por escrever não vale nada a pena... Nem para nós, nem para os outros.
 
4 - Aponta tudo o que te parece servir para escrever e desenvolver um tema. Seja num bloco ou no telemóvel, o importante é não esqueceres a ideia brilhante que tiveste.
 
5 - Os escritores não são apenas escritores, são igualmente leitores e pessoas bastante interessadas no trabalho dos outros. Absorve tudo o que puderes... Seja num livro, numa revista, no jornal diário ou na Internet.
 
6 - Se não gostares do que escreveste, rescreve! Apaga! Começa de novo! Se mesmo assim não gostas, esquece esse tema e parte para outro. Não vale a pena perder tempo com coisas que não nos fazem bem, seja na escrita ou em qualquer outra coisa do dia-a-dia.
 
7 - Não vale a pena dizeres que hoje não tens inspiração e fazes amanhã. Escrever é a profissão de muita gente. E quando não há inspiração, têm de haver outras coisas... Já tens aqui muitas ferramentas para encontrar "essa tal", que passa a vida a fugir.
 
8 - Encontra razões para escreveres o que estás a escrever. Não tens? Então porque o estás a tentar fazer? Nada na vida pode existir sem uma razão, pelo menos. Encontra a tua!
 
9 - Valoriza a disciplina. É das coisas mais importantes. Não tens data nem hora marcada para escreveres?! Arranja! Mesmo que o faças apenas como hobbie... Encontra uma hora diária para o fazeres e já sabes que durante aquele tempo, a coisa tem de fluir.
 
10 - Leste as 9 dicas anteriores e não te sentes inspirado?! Se não gostares de escrever, não escrevas! Não há nada pior do que fazer algo contrariado. Pára e vai arranjar outra coisa para te entreteres... Tudo na vida tem de ser feito com paixão. Se assim não é... Arranja algo que te faça apaixonar diariamente.
 

Escrever
 
 
Se tudo correr bem, a tua recompensa é a tua felicidade! Queres melhor? 
 
O essencial é fazeres sempre aquilo que gostas, seja escrever ou inspirando os outros a escrever!
 
Acompanhem-me também no Instagram aqui e no Facebook aqui.
 
Fotos: pixabay.com

13 comentários

Comentar post