Açores | 24 horas em São Miguel

479

Parece uma difícil missão, mas não é!

Com um carro e uma boa dose de loucura é possível!

Loucura na ousadia de ir num dia e vir no outro, porque de resto é algo que se faz tranquilamente e sem pressas.

Fomos em Janeiro, num sábado, com partida de Lisboa às 07h35 e chegada às 09h05, e regressamos no domingo, com partida às 09h40 de Ponta Delgada e chegada às 13h.

Gastamos pouco mais de 60€ no voo ida e volta para duas pessoas (easyjet).

Aproximadamente 24 horas parece pouco, mas na verdade não foi.

O tempo foi tão bem aproveitado que pareceu uma eternidade…

O facto de termos um carro permitiu que a deslocação fosse muito mais simples e ao nosso ritmo.

Não existe muito trânsito na ilha, os acessos são ótimos e as estradas são boas (mas há sempre o risco de encontrarmos umas vaquinhas nas estradas menos comuns ou até no meio de uma aldeia).

É possível que algo deste género vos aconteça, mas mantenham a tranquilidade… se fossem ursos era muito pior. Estas vaquinhas são calminhas e nota-se que já estão habituadas a congestionar o trânsito.

São Miguel Açores

Como o tempo era curto, tentámos focar-nos nos principais pontos de interesse.

Eu já conhecia algumas partes da ilha. Em 2009 fui a São Miguel em trabalho e tive oportunidade de conhecer alguns dos locais mais bonitos.

Assim sendo, partimos do aeroporto de Ponta Delgada em direção a um dos locais que achei mais interessante na primeira visita: a Lagoa das Sete Cidades (considerada uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal).

Mapa aeroporto - Lagoa (1).jpg

Infelizmente o tempo não permitiu vislumbrar a beleza deste fantástico lugar. Apenas conseguimos ver a lagoa na zona de baixo, mesmo assim não se conseguia ver tudo.

Para não perderem tempo em deslocações e depois não conseguirem ver a Lagoa das Sete Cidades devido ao nevoeiro, recomendo que acedam ao site SpotAzores e verifiquem se existem condições meteorológicas para a visita.

É um site que permite ver em tempo real através de várias webcams os locais mais visitados das várias ilhas do arquipélago.

São Miguel Açores

Resolvemos fixar o nosso próximo destino na Caldeira Velha.

Fizemos o percurso sempre pela costa.

A maioria dos locais, na parte norte da ilha, são bastante idênticos.

As praias são rochosas e sempre de areia preta.

No entanto, é uma beleza única e diferente. Nesta zona da ilha já estava sol. Reparem:

São Miguel Açores

Não conhecia a Caldeira Velha e confesso que foi um dos sítios que mais me impressionou.

Além de sentir que estava num país totalmente diferente, tive oportunidade de me sentar e relaxar lado a lado com o meu mais que tudo e a natureza.

Só tive pena de não entrar na água quentinha e relaxar ainda mais.

Afinal, não é em qualquer lado que se pode entrar numa água entre os 35º C e os 38º C, ao ar livre, em pleno Janeiro.

Aqui podem!

Existe uma pequena poça anexada e aquecida por esta fumarola das fotografias.

Nestas imagens podem reparar nas bolinhas que saem da água, trata-se de uma das manifestações de vulcanismo secundário.

A água encontra-se em estado de ebulição.

São Miguel Açores

Continuando pelo campo fumarólico da Caldeira Velha encontramos esta lindíssima nascente de água.

A sua cor acastanhada deve-se à grande abundância de ferro existente na água (apesar de quase não ser percetível na fotografia).

A temperatura desta cascata ronda os 25º C. Acabamos por não entrar na água por preguiça. Esta zona encontra-se preparada com vestiários para o efeito.

Existe ainda um Centro de Interpretação Ambiental onde se pode facilmente perceber a constituição vulcânica da ilha. É muito interessante!

Para conhecer toda esta zona da Caldeira Velha é necessário pagar a entrada que tem o preço base de 2€ por pessoa.

Podem obter mais informações no Facebook do Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha, aqui.

Caldeira Velha, São Miguel, Açores

Daqui partimos em direção à Lagoa do Fogo.

É considerada por muitos a mais bonita da ilha.

Caldeira_Lagoa do Fogo.jpg

A caminho ainda fizemos uma paragem no Miradouro da Bela Vista.

Aqui consegue ter-se uma boa perceção geográfica desta zona da ilha.

Eu confesso que, apesar de nesta viagem não ter conseguido ver a Lagoa das Sete Cidades, fiquei muito satisfeita por a Lagoa do Fogo se encontrar minimamente visível.

Achei lindíssima, mas acho difícil comparar as duas. Ambas são incrivelmente belas. Esta é bem mais pequena, mas a sua forma é tão encantadora.

Lagoa do Fogo, São Miguel, Açores

Decidimos que a próxima paragem seria nas Caldeiras das Furnas.

Lagoa do Fogo_Caldeiras.jpg

Foi uma das zonas que conheci na primeira vez que fui a São Miguel e onde vi colocarem o tradicional cozido no interior da terra vulcânica.

As temperaturas que emanam desta zona são tão elevadas que alguns restaurantes até têm o seu respetivo “buraquinho”.

Furnas, São Miguel, Açores

Recordar o fantástico sabor do cozido à portuguesa das furnas fez aguçar o apetite. Alguns dos “buraquinhos” dos restaurantes estavam sinalizados com os seus nomes e os números de telefone.

Marcamos mesa no restaurante O Miroma.

A primeira vez que comi cozido das furnas sabia muito a enxofre. Desta vez estava perfeito.

O restaurante é muito calmo, espaçoso e o atendimento foi excelente. Recomendo vivamente até porque o preço também foi muito em conta.

Restaurante Miroma, São Miguel, Açores

O Restaurante localiza-se na zona das Furnas. Outra das zonas de grande atração da ilha.

O percurso faz-se muito rapidamente desde a zona das Caldeiras.

Caldeiras Furnas.jpg

Na freguesia de Furnas encontram-se alguns dos exemplos da atividade vulcânica da ilha mais impressionantes, pelo menos para mim.

Furnas, São Miguel, Açores

À medida que nos íamos aproximando o fumo ia-se tornando mais intenso.

Na imagem seguinte podem observar a Caldeira de Pêro Botelho. Esta foi a que mais me impressionou.

Além da água ser cinzenta da cor da lava, existem várias estórias sobre o homem que inspirou o nome da própria caldeira. Diz-se que era uma pessoa com muito mau feitio e que um dia caiu lá dentro.

Furnas, São Miguel, Açores

Daqui fomos para o hotel em Ponta Delgada. Este foi o nosso pôr-do-sol.

São Miguel, Açores

Ainda conseguimos jantar com uns amigos e beber uns copos no centro da cidade.

Ponta Delgada, São Miguel, Açores

Ponta Delgada tem uma zona de bares muito gira e recomendável. Um dos que conhecemos foi o Lisboa, Menina e Moça – A Tasca do Mário e tem a particularidade de disponibilizar música ao vivo, nomeadamente fado. É um espaço moderno e muito acolhedor.

Não achei nada demasiado caro nesta ilha.

Foi uma experiência que recomendo vivamente.

Para quem estava com dúvidas se valeria a pena aproveitar as viagens low cost, eu espero ter conseguido ajudar e esclarecer. Provavelmente ficou quase tão barato ir a São Miguel num fim-de-semana, como ir de Lisboa ao Porto de carro. Vale a pena arriscar e partir à aventura.

Faltou-nos apenas algo que adoramos: a convivência com os locais. Pararmos numa tasquinha e conhecer as histórias e as pessoas.

Saber até as estórias e as lendas das aldeias. Mas fica a promessa de que um dia voltaremos com mais calma ou então fazemos mais 24 horas só em tascas e para convívios locais.

Depois de lerem todas estas dicas ainda não reservaram a vossa próxima escapadinha?

Todos os mapas têm hiperligações para poderem ver e analisar o percurso no Google Maps, basta clicar em cima do mesmo. Boa viagem!

Acompanhem-me também no Instagram aqui e no Facebook aqui.

COMPARTILHAR
As Teorias da Elsa
Sou casada de fresco, sou jornalista freelancer, sou uma mulher feliz e que gosta de espalhar felicidade pelo mundo! Interesso-me por temas de moda, saúde e bem-estar, viagens e tudo o que é diferente. Com este blog quero motivar, inspirar, informar e dar a conhecer sítios e lugares surpreendentes. Espero que gostem!